Que durante o ano temos muitas possibilidades de viajar e curtir, isso já sabemos, mas alguns cuidados devem ser considerados ao escolher o lugar ideal para levar o pet junto. Isso porque, nem todos os lugares são petfriendly, podendo não estar preparados para receber seu pet durante a estadia. Dessa forma, o primeiro passo é escolher o lugar que deseja visitar, para então procurar as opções disponíveis para o período.
Realizar uma viagem sempre gera muita expectativa para todos da família, e por isso precisamos ficar ligados ao comportamento do pet. Mas por quê? Primeiramente, apesar de ser uma experiência super bacana viajar, o deslocamento pode deixar seu bichinho estressado e impaciente. Pensando assim, antes de embarcar em qualquer aventura, esteja ciente de que o pet pode de fato realizar a viagem. Tenha certeza de que ele está habituado a ficar muitas horas em um local pequeno e sem “liberdade”. Procure levar com você itens que o distraiam, para tornar esse período mais alegre e dinâmico para ele.
Como escolher o local para estadia?
Hoje em dia, com a difusão do universo pet na sociedade, muitos locais e estabelecimentos já estão preparados para recepcionar o seu pet com conforto. Por isso, pesquise sempre por referências que já aceitam pets naquela região, e se tiver
alguma dúvida pergunte ao local antes de fechar. Vale lembrar que apesar de muitos hotéis já serem intitulados petfriendly, os ambientes comuns serão divididos com outras famílias, pets e crianças. Por isso, se seu pet não for muito sociável, o hotel não é uma boa opção para você. Outro ponto importante é que muitas vezes áreas comuns são compostas por piscina, jardim, restaurante e com facilidade de acesso à rua. Então tenha atenção redobrada para não ocorrer indisposições com os outros hóspedes ou que o faça perder o pet de vista.
Agora, se você quiser uma maior liberdade para toda a sua família, alugar uma casa é a opção ideal para se escolher e viajar. Uma vez que, o espaço geralmente é mais amplo, e os dará uma liberdade maior. Mas, mesmo assim, cuidados com piscina, portões e altura do muro devem ser constantes. Por outro lado, se o orçamento estiver mais apertado, mas mesmo assim você desejar viajar com o pet, os apartamentos podem ser uma opção também. E se optar por esse tipo de estadia, além de todos os cuidados já mencionados, é bom verificar se as janelas possuem grade de proteção.
O meio de transporte também é importante
Se considerarmos, uma viagem de carro sempre será a melhor escolha para levar o pet junto. Já que, ela permite uma maior liberdade de escolha, e o seu pet sempre poderá estar junto da família. Além disso, ao escolher viajar com o pet de carro, você poderá selecionar locais ao caminho que também são petfriendly e realizar algumas paradas durante o trajeto. Durante essas paradas aproveite para alimentá-lo, fazer um breve passeio para esticar patas, para o pet fazer as necessidades e descansar um pouco.
Já a viagem de avião é um pouco mais burocrática, isso porque, não são todos os pets que poderão ir junto à família ao embarcar. Sendo assim, é bom procurar informações com a companhia área e já se preparar para cumprir as exigências que elas fazem. Uma dica é verificar informações como: qual o peso máximo, tipo e tamanho da caixa de transporte e como o pet será transportado até o destino.